Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeFood ExperienceSegredos do ChefBatata-Doce: Tarte ou Pudim?
 

Batata-Doce: Tarte ou Pudim?

Batata-Doce

O Doce mais Doce!

“Novembro é mês de batata-doce. Aqui pelo Zmar, o Chef Carlos tem sempre prontinha uma tarte de batata doce à nossa espera. Desta vez, fez-nos uma surpresa e juntou à tarte um pudim (também de batata doce, claro). Resultado… não conseguimos escolher, comemos os dois!

E porque são receitas que dispensam muito açúcar e têm um resultado final bonito e apetitoso, deixamos-lhe as receitas para que comece já inspirar-se para a consoada.

Tarte de Batata Doce

Ingredientes

Base de massa quebrada, areada ou folhada. Depende do que gostar mais, vai sempre resultar bem
600g de Batata-Doce
300g de Açúcar
125 ml de Água
100g de Amêndoa triturada
3 ovos e 2 gemas
Raspa de Limão
Uma pitada de canela

Preparação

Junte o açúcar, a água e a raspa de limão ao lume até ferver. Retire do lume e junte a amêndoa. Misture bem, reserve até arrefecer.
Coza as batatas, retire-lhes a pele e triture-as. Misture o puré da batata-doce com os ovos e a canela e envolva bem. Junte este preparado ao recheio que tinha deixado a arrefecer e volte a envolver bem todos os ingredientes.
Coloque a massa numa tarteira e encha-a com o recheio. Leve ao lume pré-aquecido a 180º durante 20-25 minutos. Pode empratar acompanhada de amêndoas raladas torradas.

 

Pudim de Batata Doce

Ingredientes

5 Batatas-Doces
1 colher de chá de Canela
12 Ovos
1 l de Leite
300g de Açúcar

Preparação
Coza as batatas-doces sem casca. De seguida, escorra e esmigalhe até formar um puré. Junte uma pitada de canela em pó e reserve.
Bata os ovos inteiros com o açúcar, e por fim adicione o leite.
Coloque a mistura numa forma para pudim untada com caramelo e sobreponha o puré da batata-doce por cima. Leve ao forno em banho-maria a 180º.
Aproveite o fim-de-semana e comece a preparar as suas receitas para este Natal!

Para conhecer todos os benefícios da batada doce, espreite o nosso artigo (aqui).

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.