Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeFood ExperienceSegredos do ChefCoisas doces com Abóbora
 

Coisas doces com Abóbora

Compotas, geleias, bolos e bolinhos!

“Outubro é mês de abóboras de todas as cores e feitios. Aqui no Zmar adoramos partilhar receitas com os miúdos e vê-los transformar abóboras em compotas, bolos, queques, bolachas e doces sem fim. Por isso mesmo, o Chef Carlos escolheu uma receita bem simples e saborosa, para que as crianças possam participar em toda a confecção, e no final comer ainda com mais prazer!

Doce de abóbora

As compotas e doces de fruta são opções deliciosas para complementar sobremesas ou simplesmente saborear numa fatia de pão ou numa tosta estaladiça. São também excelentes opções face aos doces processados e permitem fazer um aproveitamento da fruta da época. No caso da abóbora, esta combina particularmente bem, por ser muito doce, com sabores salgados, como é o caso do requeijão. Quando vier ao Zmar venha provar o nosso brunch e saborear os nosso frasquinhos de requeijão com doce de abóbora e amêndoas torradas laminadas. É de comer e chorar por mais!
Esta receita tem ainda a vantagem de ser uma opção de sobremesa para todos os que seguem uma dieta alimentar com restrições ao nível do consumo de glúten ou lactose.

Ingredientes

3 Kg de abóbora descascada e partida em cubos pequenos
1,5 Kg de açucar amarelo
3 paus de canela
1 colher de café de essência de baunilha
200 ml de sumo de laranja natural

 

Preparação

Num tacho grande, coloque os ingredientes em camadas sucessivas. Deste modo conseguirá que os sabores se misturem de forma natural durante o processo de cozedura.
Durante cerca de 1h deixe em lume brando. Deverá verificar se ao final o preparado está a ficar com uma tonalidade mais escura.
Retire todos os paus de canela
  Triture muito bem
E pronto! É deixar arrefecer e colocar em frasquinhos de vidro
O doce deve ser conservado ao natural para manter a sua textura cremosa.

Sugestão do Chef: Pode combinar o doce de abóbora com frutos secos, como amêndoas ou nozes.

Para conhecer todos os benefícios da abóbora, espreite o nosso artigo (aqui) e comece a preparar as suas receitas para este Halloween!

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.