Fevereiro é o mês do Amor, por isso não é de admirar que a Natureza nos presentei com um legume conhecido pelas suas propriedades afrodisíacas – os Espargos.
Segundo os especialistas o segredo para o aumento da libido e intensificação das sensações, causados pelos espargos deve-se à riqueza de vitaminas do complexo B, as quais, para além de terem tem um princípio vasodilatador, actuam sobre os neurotransmissores que influenciam a predisposição sexual. Junta-se uma composição rica em ácido fólico, que estimula a produção de histamina, aumentando a apetência para atingir o orgasmo.
Como se estes benefícios não fossem mais do que suficientes para a fazer comer espargos já na próxima refeição, junta-se o facto de terem alto teor em fibra e serem baixos em calorias (20kcal/5 espargos) e colesterol. Perfeito, não!?
Mas ainda não é tudo… os espargos contêm ainda potássio e ferro, bem como vitaminas A e C e antioxidantes.
Se sofre de anemia ou está grávida, incluir espargos na sua alimentação pode ser o segredo para nivelar os açucares e revitalizar o organismo.
Originários da Ásia os espargos podem apresentar diferentes tonalidades, as quais dão pistas sobre o sabor:
verde – os menores mas mais mais suculentos
brancos – tenrinhos e doces
violeta – para quem gosta de sabores mais intensos.
Aqui pelo Alentejo, os espargos são um ingrediente indispensável nas tradicionais sopas e migas (principalmente os espargos selvagens!). Mas não se fica por aqui a versatilidade dos espargos na mesa alentejana, é frequente fazer parte de entradas, saladas ou acompanhamentos!
Bem deve já estar a pensar que receitas conhece com espargos…
Não se preocupe, deixamos-lhe aqui uma receita, simples e saborosa, para que possa ter o prazer de ainda hoje saborear uns deliciosos espargos.
Receita

Tagliatelle com Espargos Verdes
Ingredientes
- 500g de tagliatelle fresco,
- 1 molho de espargos selvagens,
- 2 dentes de alho,
- 100g de tomate-cereja,
- 100g de cogumelos frescos,
- 1/2 pimento vermelho,
- 100g de feijão verde,
- 1/2 courgette,
- azeite CARMIM,
- sal e pimenta.
Preparação
2º Prepare os espargos: corte a parte inferior (cerca de dois centímetros), descasque a parte de baixo do espargo e guarde as aparas para um caldo.
3º Mergulhe os espargos em água a ferver temperada de sal durante alguns minutos.
4º Escorra os espargos e corte-os em pedaços.
6º Escorra a massa e adicione ao salteado.