Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeFood ExperienceO Chef Carlos Bernardo
 

O Chef Carlos Bernardo

Bon Appétit by Chef Carlos

Apresentamos-lhe o Carlos Bernardo: o Chef do Zmar!

O Chef Carlos é natural de Odemira e começou a cozinhar há mais de 25 anos, levou algum tempo a responder a esta questão – “já lá vão tantos anos que lhes perdi a conta…” – responde entre pequenas gargalhadas.

Na cozinha do Zmar desde 2009, trabalha habitualmente com uma equipa de 12 pessoas, sendo que no verão chegam a ser 30.
Ser Chef não é só lidar com tachos e panelas! A cozinha parece uma verdadeira orquestra onde o Maestro é o Chef.

Segredos na cozinha diz que não tem… Mas as migas que aprendeu a fazer com a mãe devem ter algum truque! Os pratos regionais são a sua especialidade e apesar de dizer que cozinha de tudo, são os que lhe dão mais prazer confeccionar.

Quando foi questionado quanto ao seu prato especial ficou sem saber o que responder – “não posso dizer que tenho um prato especial, dedico-me a todos de igual modo” – responde. Pois bem, diz quem já provou os pratos do Chef que a sua Sopa de Cação tem qualquer coisa de único… sou suspeita, mas posso também dizer que a sua Açorda de Bacalhau é de se comer e chorar por mais!

-“ Na cozinha estamos em constante aprendizagem” – afirma quando lhe é perguntado se após 25 anos ainda consegue inovar. Azeite extra virgem, ervas aromáticas, ingredientes frescos e uma pitada de paixão por aquilo que faz tornam os pratos do Chef únicos!

É o Chef Carlos que torna a comida do Zmar uma delícia!

Sugestão do Chef: Filetes de Peixe Galo com Arroz de Amêijoas
Serve 2 Pessoas | Tempo de Confecção: 01h30

Ingredientes:

4 Filetes de Peixe Galo

150g de Arroz Carolino

200g de Amêijoas

1 Cebola

2 Limões

3 Dentes de Alho

Sal q.b.

Azeite q.b.

Pimenta q.b.

Coentros q.b.

Preparação

Comece por temperar os filetes com o sal, a pimenta, 2 dentes de alho picados, o sumo dos limões e umas gotas de azeite. Deixe a marinar durante 30 minutos.

Inicie a preparação do arroz. Coloque num tacho 1 dente de alho picado e a cebola picada com o azeite. Junte o arroz e deixe fritar um pouco. Junte água de modo a tapar o arroz. Cerca de 5 minutos antes do arroz estar cozido junte as amêijoas, previamente lavadas, e os coentros picados.

Numa frigideira coloque um pouco de azeite e core os filetes. No final junte a marinada e mais um pouco de limão.

Bom Apetite!

Partilhar Artigo
Escrito Por

Andreia Ribeiro, natural de Odemira, Sudoeste Alentejano é mãe de duas crianças. Criativa e sonhadora, apaixonada pelos animais, adora viver no campo em permanente contacto com a natureza! Estudou na Escola Superior de Coimbra e licenciou-se em Animação Socioeducativa. Grande parte do seu percurso profissional foi dedicado à educação e à acção social. Sempre disposta a aceitar novos desafios, trabalha actualmente no Zmar, no Departamento de Animação - projecto que abraça com grande entusiasmo. Nos seus tempos livres gosta de ler: os livros têm o poder de a levar para o fantástico mundo do imaginário... Escrever também é algo que lhe dá uma enorme satisfação. Optimista por natureza, gosta sempre de ver o copo meio cheio e acredita que o Ser Humano ainda vai a tempo de Salvar o Planeta!

Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO