Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeLifestyleZmar friendsFabiana Negri | Organiko
 

Fabiana Negri | Organiko

Empreendedorismo Ecológico

Negócios Eco e Sustentáveis 

Um negócio ecológico dificilmente é sustentável!?
A Fabiana Negri prova o contrário. Em Família apostou num negócio exclusivamente assente em produtos ecológicos, que tem provado ter a procura e sustentabilidade necessárias para se manter no futuro. A Organiko é uma loja online que, seguindo as tendências do mercado, aposta no digital como front office comercial com os seus clientes. O target tanto pode ser nacional como internacional e as marcas e categorias de produtos disponíveis não param de aumentar. A oferta é assim cada vez mais sólida e diversificada e o resultado são clientes satisfeitos e recorrentes.

No Zmar apoiamos marcas como a Organiko, que apostam e crescem assentes em causas ambientais. Convidámos, por isso, a Fabiana Negri e a sua família para uma conversa no Zmar, no sentido de sabermos um pouco mais sobre o que motivou esta aposta.

Antes de ser uma loja online, este projecto faz parte de um estilo de vida!

Segundo Fabiana:a Organiko surgiu com o intuito de motivar cada vez mais pessoas a darem o passo seguinte a favor da Humanidade. Os nossos recursos são cada vez mais limitados, num Planeta onde existe consumismo exagerado. A Organiko é uma empresa portuguesa amiga do ambiente, com produtos eco-friendly, manufacturados de forma 100% natural e ecologicamente sustentável, não passam por nenhum processo químico e são livres de materiais de origem animal.

 

Pergunta inevitável: como nasceu a Organiko?
Já há muito tempo que tínhamos vontade de abrir um negócio próprio para conseguir mais tempo com a nossa Família. Entretanto, fiquei grávida e com mais tempo para ler e me informar e foi aí que tomei mais consciência da problemática do plástico e como está o nosso Ambiente. E de um dia para o outro, decidimos abrir uma loja que mostrasse às pessoas que existem outras alternativas!

Que tipo de produtos podemos encontrar na Organiko?
Neste momento temos essencialmente garrafas reutilizáveis e copos de café, produtos de higiene oral (naturais, biológicos e em embalagens de vidro), produtos de limpeza da casa e roupa, eco bags e sacos de rede e produtos de cortiça portuguesa. Mas em breve teremos mais novidades… Procuramos essencialmente aquilo que nós sentimos necessidade e aquilo que terá maior aceitação, coisas que fazem falta no dia-a-dia.

Podemos adquirir somente online, ou tem uma loja física/showroom?
Neste momento trabalhamos apenas com a loja online, mas temos projectos para abrir uma loja física em breve! Em 2019, queremos ampliar a gama de produtos, nomeadamente na área da higiene e outras alternativas para o nosso dia-a-dia. 

Quais as principais mudanças que têm notado no mercado e nos hábitos de consumo?
Eu noto que as pessoas têm mais cuidado, são mais preocupadas, mas ainda é um tema a ser desenvolvido. Já temos mais atenção à questão dos sacos de plástico, por exemplo, mas ainda há muito para fazer, é preciso mais divulgação, mais informação!

Para quem não sabe, quais as vantagens de consumir produtos bio de limpeza, cosmética, alimentação, etc?
A nível da alimentação, por exemplo, as vantagens são imensas. Não há impacto no transporte, os produtos não são congelados e não são usados tantos químicos e conservantes na sua produção. A nível da higiene oral por exemplo, todos os produtos de supermercados (convencionais) estão carregados de ingredientes que nos fazem mal e que, a longo prazo, causam doenças que os médicos por vezes nem associam a um hábito tão comum. Os produtos, como as pastas de dentes que temos na Organiko, são à base de ingredientes naturais e próprios para consumo alimentar, como o óleo de coco e o azeite, e por isso não 

Como transporta para dentro da sua casa esta importância de cuidar da Natureza e do nosso Planeta?
Na nossa casa as compras são muito bem pensadas e os produtos frescos. Compramos muito em lojas a granel, fazemos reciclagem e ensinamos os nossos filhos a fazê-lo também. Preferimos oferecer-lhes brinquedos de madeira ao invés do plástico. Tentamos aos poucos, incutir-lhes hábitos amigos do Planeta, afinal são eles que vão fazer a diferença no nosso futuro…

Como descobriu o Zmar?
Como trabalhei na área do turismo, já há muito tempo que tinha curiosidade em conhecer o Zmar!

Como foi a sua experiência aqui no Zmar?
Adorámos! É realmente muito focado na Ecologia, nos animais, na Natureza. Foi uma experiência muito boa!

Para quem vem de férias, quais as dicas que dá para evitar o desperdício e fazer escolhas mais amigas do Ambiente?
Sem dúvida, levar a garrafa reutilizável ou um cantil. Tentar não trazer nada embalado em plástico, desde produtos de higiene à alimentação. Nas refeições feitas fora de casa, tentar fazer boas escolhas e claro, colocar no prato apenas aquilo que se vai comer para evitar o desperdício. Com famílias grandes é importante ter em atenção aos banhos, para que sejam curtos e sugerimos ainda reutilizar as toalhas. Todas estas práticas podem também começar em casa, claro!

Obrigada Organiko pelo por nos ajudarem a ter no nosso dia-a-dia opções ecológicas!
Obrigada Fabiana e Família pela visita.
💚🌳💦

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.

Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO