Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar

O Doce de Nêspera do Chef Carlos Bernardo

“O Verão está quase aí e esta é a altura ideal para fazer doces e compotas. Começam a aparecer as nêsperas, os pêssegos, as cerejas, os morangos e todas aquelas frutas doces, coloridas e deliciosas que o bom tempo nos traz! A receita é simples: basta juntar fruta madura, açúcar e alguns aromatizantes naturais como o limão, a laranja, o anis-estrelado, a canela ou a baunilha e voilá!

Sugestão do Chef: pode substituir o açúcar por xarope de tâmaras, mel, açúcar mascavado ou de coco!

Recentemente, chegaram à cozinha do Zmar alguns quilos de Nêsperas acabadas de colher. E para aproveitar a abundância deste pequeno tesouro, o Chef Carlos Bernardo decidiu fazer o seu Doce de Nêspera – leve, simples de confecionar e cheio de sabor!

Ingredientes

1kg de Nêsperas

250g de Açúcar Mascavado

1 Lima (sumo)

1 Limão (raspas)

1 Pau de Canela

Preparação

Prepare a fruta: descasque, tire o caroço e corte em pequenos pedaços. Reserve nêsperas numa taça com o sumo de lima.

Coloque tudo numa panela e adicione o açúcar. Perfume com as raspas de meio limão e um pau de canela.

Leve ao lume e deixe ferver. Quando a fruta estiver cozida, retire o pau de canele a as raspas de limão. Deixe arrefecer durante alguns minutos e triture com a varinha mágica.

Toste umas fatias de pão alentejano na frigideira com um fio de azeite. Sirva com umas fatias de queijo fresco e o doce de nêspera por cima.

E já está! Uma óptima maneira de preservar a fruta, adoçar o fim-de-semana ou oferecer presentes originais e artesanais!

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.

Últimos comentário
  • Thank you Ms. Mello Breyner,
    I just made your doce the nespera.
    It’s delicious.
    Congratulations on the valuable content of your site.
    Best wishes
    Dina

FAÇA O SEU COMENTÁRIO