Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeFood ExperiencePêssegos | Um fruto macio e suculento!
 

Pêssegos | Um fruto macio e suculento!

O QUE A TERRA DÁ EM JUNHO

Pêssegos: macios e suculentos!

O pessegueiro é uma árvore originária da China, onde surgiu, ao que tudo indica, a 20 séculos a.C. Esta espécie pode produzir frutos durante 15-20 anos, podendo viver por mais de 30! Dá para imaginar? As flores que brocham desta árvore têm uma coloração roxa ou rosada e surgem no início da Primavera.

Os pêssegos podem ser divididos em duas categorias que variam consoante a forma, redonda ou oval, a casca, cuja cor varia entre amarelo e vermelho, e a polpa que pode ser suculenta, agridoce, aromática e de cor amarela, branca ou avermelhada. As categorias de polpa amarela e polpa branca, variam consoante o caroço, solto ou o caroço aderente.

Pêssego é uma das frutas mais ricas em vitamina A, C e B

Este fruto doce e com consistência suave pode ser utilizado na culinária em tartes, doces, conservas, licores e sumos. A nível medicinal, as flores e as folhas do pessegueiro têm propriedades calmantes. E para aproveitar todas as funcionalidades deste fruto, o nosso Chef Carlos Bernardo irá partilhar, ao longo do mês, algumas das suas maravilhosas receitas  utilizando este fruto tão macio!

imagem pequena

Para além de macios, suculentos e doces, este fruto é também um bom aliado para o bom funcionamento do intestino, e não só!

  • Ajuda a perder peso, é uma ótima fonte de vitamina C e contêm apenas 68 calorias!
  • Previne problemas cardíacos, ajudam a estabilizar o ritmo dos batimentos cardíacos e a pressão arterial, reduzindo assim o risco de ataques cardíacos e AVCs. É uma ótima opção para um lanche saudável!
  • Previne a anemia: aumenta a produção de hemoglobina no sangue, ou seja, é muito benéfico para pessoas que têm carência de ferro!
  • Ajuda na redução de inflamações, contêm inúmeros componentes anti-inflamatórios, o que ajuda para a diminuir o desconforto nas articulações, inchaços e vermelhidão!
  • Contêm um alto teor de fibra: melhora o trânsito intestinal e a infusão das suas folhas e sementes age como calmante. Também as suas flores podem ser utilizadas como laxante suave!
  • É um bom aliada para a beleza: combate problemas de acne,  preserva a visão e aumenta o bom estado da pele e unhas!
Partilhar Artigo
Escrito Por

Andreia Ribeiro, natural de Odemira, Sudoeste Alentejano é mãe de duas crianças. Criativa e sonhadora, apaixonada pelos animais, adora viver no campo em permanente contacto com a natureza! Estudou na Escola Superior de Coimbra e licenciou-se em Animação Socioeducativa. Grande parte do seu percurso profissional foi dedicado à educação e à acção social. Sempre disposta a aceitar novos desafios, trabalha actualmente no Zmar, no Departamento de Animação - projecto que abraça com grande entusiasmo. Nos seus tempos livres gosta de ler: os livros têm o poder de a levar para o fantástico mundo do imaginário... Escrever também é algo que lhe dá uma enorme satisfação. Optimista por natureza, gosta sempre de ver o copo meio cheio e acredita que o Ser Humano ainda vai a tempo de Salvar o Planeta!