Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeEco ExperienceEco Dicas | Mundo de Lixo
 

Eco Dicas | Mundo de Lixo

Conheça este caso, conheça a Brigada do Mar que há anos combate o erro humano nas praias Portuguesas.

No Zmar a preocupação com o ambiente e a consciencialização ecológica são temas constantes. Estas ações fazem parte do nosso quotidiano enquanto equipa e procuramos passar tudo isto à família Zmar que todos os dias nos visita em busca de um conceito diferente, mas acima de tudo…promissor no que toca à contribuição ambiental.
Somos bombardeados diariamente no meios digitais com a consequência ambiental que o ato humano tem, e é por essa razão que casos com o que é retratado neste documentário agora partilhado por várias entidades nos choca e nos faz querer fazer ainda mais.
A Brigada do Mar faz há 11 anos aquela que é considerada a maior acção de limpeza de praias no país, e este ano durante o dia 1 e 18 de maio foram recolhidas 20 toneladas de lixo, entre Tróia e Melides, em Grândola.
Nos primeiros anos, recolhiam o dobro desta quantidade de lixo, e só graças ao contínuo trabalho destas pessoas é possível reduzir a presença e invasão do lixo nas praias.  O areal onde deitamos a toalha e as praias que elegemos para passar férias estão carregadas de vestígios e só têm menos resíduos nos meses de verão, porque a Brigada do Mar entra em ação enquanto a maioria do país ainda só sonha com os dias de sol e os banhos no mar.
Durante o Inverno são inúmeros os encontros, onde o planeamento estratégico e a organização definem o resultado. Com um objetivo bem traçado e um método que vem sendo aperfeiçoado, estas equipas rumam às praias, e cobrindo dezenas de quilómetros apoiados por alguns meios, conseguem ir corrigindo o que inevitavelmente teimamos em ainda fazer: poluir sem consciência e sem rumo.
Garrafas de plástico, cotonetes, redes de pesca, lâmpadas, embalagens, plásticos, materiais que ficam anos a pairar até que dão à costa ou seguem para outros depósitos marítimos de lixo como é o caso do Grande Depósito de Lixo do Pacífico, que cresce tão rapidamente que já pode ser visto do espaço!
Como forma de educar e transformar algo feio em algo artístico, o artista Tadashi Kawabata juntou-se à Brigada do Mar e, utilizando só lixo recolhido criou a exposição Over Flow que esteve patente no MAAT até Março de 2019. Nesta exposição era possível passear numa estrutura completamente feita de lixo humano e sentir de perto a consequência de anos de irresponsabilidade.

Tentamos todos os dias reduzir a nossa pegada, utilizamos materiais sustentáveis, reduzimos a utilização de plástico e as emissões de gases nocivos à atmosfera e criamos atividades que elucidem as nossas crianças e todos os nossos visitantes e amigos, vivendo sempre com a consciência de que há ainda muito que pode ser feito e que no que depender do Zmar será sempre feito.

Um Mar de Lixo

Partilhar Artigo
Escrito Por
Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO