Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
Batata-Doce

Saudável, Saborosa e Versátil

Este mês de Novembro a Terra presenteou-nos com a Batata-Doce. Aparentemente pouco apelativa, a verdade é que por baixo da sua casca grossa, apresenta-se um interior rico, colorido, versátil e sempre doce!

Chef Carlos Bernardo é fã de batata-doce e por isso presença frequentemente nas suas receitas, como acompanhamento em puré ou estaladiças batatas no forno, como recheio, ou até em sobremesas de fazer crescer água na boca. Deste modo a nossa mesa aqui no Zmar é mais rica nutricionalmente e menos calórica. Graças à batata-doce cortamos no açúcar adicionado, pois o seu sabor natural e a sua textura cremosa depois de cozinhada, garantem uma base excelente para doces.
Existem mesmo dietas de emagrecimento que recomendam a batata doce com ingrediente-chave, incluindo-a em praticamente todas as refeições do dia. Mas atenção, não deve abusar no seu consumo, 50 g/dia é o ideal para usufruir de todos os benefícios deste alimentos sem ganhar uns quilos a mais.

Mas vamos “descascar” este tubérculo, originário dos Andes, que hoje é plantado um pouco por todo o país, em especial nas zonas costeiras de Aljezur, Odemira e Comporta.

Benefícios:

  • Melhorar a saúde dos olhos
  • Fonte potássio
  • Rica em vitaminas C, B1, B6, A e E
  • Rica em fibra e hidratos de carbono complexos
  • Índice glicémico baixo.

E como é que se traduz toda esta composição no seu corpo?

  • Permite manter os níveis de açúcar no sangue estáveis durante mais tempo, ajudando a ter menos fome ao longo do dia (acabaram-se os ataques de gula)
  • Não promove a acumulação de gordura (é o que queremos ouvir…)
  • Previne o aparecimento de diabetes
  • Melhora a função cerebral e a visão
  • Melhora o rendimento e ainda performance física (atenção desportistas)

Sugestões do Chef:

Experimente consumir uma pequena quantidade no seu pré e pós treino para fornecer energia e repor o glicogénio muscular.

 

Passe a incluir a batata doce no seu carrinho de compras!

Enquanto tubérculo, a batata doce é simples de comprar e de armazenar, tendo uma grande durabilidade. De todo o modo, o ideal é escolher as batatas que apresentam uma textura dura ao toque. Depois pode armazená-las por várias semanas, desde que esteja em local fresco e seco. Evite o frigorífico, pois o frio fará a polpa dura, comprometendo a cremosidade dos cozinhados.

 

Nas próximas semanas vamos partilhar receitas simples para tirar partido da batata doce nas suas refeições diárias, e porque não, começar já a reunir ideias para a sua consoada de Natal?!

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.