Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeEco ExperienceEco Dicas | Férias Sustentáveis
 

Eco Dicas | Férias Sustentáveis

ECO DICAS

Faça as malas para um Verão mais Verde!

Verão é sinónimo de férias. Voos low-cost, promoções last-minute, pacotes de férias all inclusive, actividades para todos os gostos e feitios: viajar nunca foi tão simples como nos dias hoje.

E se por um lado, o Turismo é um dos grande alicerces da Economia, estima-se que seja também responsável por 5% das emissões globais de CO2.

No Zmar, sabemos melhor do que ninguém que na época de férias é comum activar o modo fast motion, sem pensar nas consequências para o Ambiente, por isso preparámos algumas dicas sobre Turismo Sustentável. Acredite! É possível descansar e divertir-se, deixando uma pegada mais leve no Planeta.

Durma com a Natureza por perto

Somos suspeitos, é verdade… Mas achamos muito importante ter e conta as práticas ecológicas adoptadas pelo hótel onde vai ficar. Pesquise, planeei, acredite que vai encontrar muitas opções de hotéis que se preocupam verdadeiramente com o Meio Ambiente.

Estima-se que o Turismo seja responsável por 5% das emissões globais de CO2, cabendo a maior fatia ao sector dos transportes!

Viaje com pouca bagagem 

Viajamos para ficar mais leves, mas carregamos sempre com a casa às costas. É estranho, não é? Por esse motivo, sugerimos que coloque na sua mala apenas o essencial e evite levar coisas das quais não irá precisar.

Utilize transportes alternativos

Apesar de ser uma das alternativas mais rápidas e económicas, as viagens de avião são muito poluentes. Por isso, aconselhamos que evite escalas, reduza trajectos, distâncias e frequências de viagens sempre que possível.

Opte por banhos rápidos e reutilize as toalhas

Durante as férias passamos muitas horas fora de casa e realizamos várias actividades que exigem um banho para nos recuperarmos. Evitar o desperdício de água, optando por banhos mais rápidos é sempre uma dica útil e necessária.

Sabia que se um milhão de pessoas usassem apenas um jogo de toalhas no hotéis por semana, pouparíamos 5.7 milhões de litros de água!?

Evite o plástico

Leve consigo uma garrafa de água reutilizável e poderá enchê-la sempre que precisar! Se estiver de chegada ao Zmar, lembre-se que pode encher o seu cantil num dos vários pontos de abastecimento espalhados pela área central.

Leve o lixo consigo

Seja na praia, campo ou qualquer outro lugar, recolha sempre o lixo que produzir! E não se esqueça de reciclar!

Opte pelo digital

Nunca foi tão fácil planear uma viagem utilizando meios exclusivamente online! Por isso, sempre que possível, evite imprimir bilhetes e mapas e opte por utilizar o seu smartphone para ver e descarregar esses documentos.

Seja justo na compra de souvenirs

Compre souvenirs feitos por artesãos da região e ajude a economia local!

 

Acredite que possível descansar e divertir-se de uma forma sustentável e responsável! Boas férias 🌿

Partilhar Artigo
Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO