Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeLifestyleFavas contadasDo Malhão à Amália
 

Do Malhão à Amália

Roteiro pelas Praias da Costa Alentejana!

Preparámos para si um roteiro que vai garantir que não perde a beleza das nossas magnificas praias alentejanas. Pegue na toalha e no fato-de-banho e prepare-se para mergulhar em plena Natureza, em praias cuja paisagem desafia a imaginação… do Malhão à Amália.

Praia do Malhão

Entre Vila Nova de Milfontes e Porto Côvo, surge a incontornável Praia do Malhão. A pacatez típica do nosso Alentejo não deixa adivinhar que esta praia foi outrora um trilho de passagem de um dos mais imponentes animais do Planeta: o Elefante Antigo. Conheça os Elefantes da Costa Vicentina AQUI!

Praia do Farol

Aqui, onde o Rio encontra o Mar, fica a Praia do Farol. Repleta de pequenos amontoados de pedras – mariolas – que replicam o ritual de orientação dos pastores, esta praia é conhecida por proporcionar o melhor pôr-do-sol de Vila Nova de Milfontes!

Praia da Franquia

Na margem Norte do Mira, esta é uma das principais praias de Vila Nova de Milfontes. Uma baía de águas calmas, perfeita crianças e para a prática de vários desportos aquáticos como standup-padle ou canoagem.

Praia das Furnas

Na outra margem do Rio, fica a Praia das Furnas, eleita como a “Melhor Praia de Rio” nas 7 Maravilhas Praias de Portugal. Com uma grande extensão de areal, esta praia é perfeita para um passeio à beira-mar ou para uma mariscada com os amigos com vista para a Princesa do Alentejo.

Praia do Brejo Largo

Uma praia com espírito selvagem, um daqueles refúgios de tranquilidade alentejanos imperdível.  Para chegar até lá é preciso superar uma pequena prova de orientação, mas nada que não compense depois de um bom mergulho. Não tem bar, não é vigiada, mas também não precisa de nada disso!

Praia do Almograve

Uma das praias mais bonitas da Costa Alentejana, a Praia do Almograve é um dos destinos preferidos de muitas Famílias. Desdobra-se num longo areal, que na maré baixa proporciona autênticas piscinas naturais.

Praia do Cavaleiro

Pequena, alentejana e amorosa: assim é a Praia do Cavaleiro (ou Praia da Carraca).

Praia do Tonel

Uma pequena baía selvagem, imprópria para cardíacos! Não é fácil chegar à Praia do Tonel, mas compensa. Para chegar a esta bela e quase secreta praia do Litoral Alentejano, é preciso aprender uns truques de escalada e abastecer-se de uma boa dose de coragem!

Praia da Zambujeira do Mar

A Rainha da nossa Costa. Por mais descrições que façamos, esta praia vale pelas histórias de que é protagonista. Banhada por um mar imponente, é aqui que se assiste ao pôr-do-sol mais bonito do Mundo!

Praia dos Alteirinhos

Um refúgio de tranquilidade para aqueles que amam a Natureza no seu estado mais puro. Mesmo ao lado da Praia da Zambujeira, esta é uma das praias mais procuradas pelos adeptos do nudismo.

Praia Fluvial de Santa Clara

Já no interior do concelho de Odemira, ergueu-se a Praia Fluvial de Santa Clara, na Barragem que foi em tempos uma das maiores do País. A plataforma flutuante e as águas tranquilas fazem as delícias daqueles que não dispensam um mergulho no Verão, mas preferem fugir aos areais repletos de gente. Aqui também se podem fazer passeios de barco, para contemplar a paisagem ou para a pesca do achigã, espécie abundante nestas águas.

Praia do Carvalhal

Conhecida pelas ondas, esta é a praia perfeita para os amantes de Surf, Bodyboard e outros que tais.

Praia da Amália

Um dos segredos mais bem guardados da Costa Alentejana! Uma praia tranquila, de beleza ímpar e com nome de Fadista. O acesso faz-se por um trilho de natureza exuberante e caminhos que dão a sensação de estarmos numa aventura na selva!

Ainda tem dúvidas que a Costa Alentejana é uma zona cheia de encantos? Atreva-se a redescobri-la ou explorá-la pela primeira vez e siga as sugestões da nossa Rota da Praias.

Fotografias: Município de Odemira

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.

Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO