Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeLifestyleFavas contadasOdemira tem 12 praias com Bandeira Azul!
 

Odemira tem 12 praias com Bandeira Azul!

Alentejo em Família

Já conhece as praias do nosso Alentejo?

Visitar a Costa Alentejana é sempre uma boa ideia, mas temos de admitir que no Verão tem outro sabor! Rica em praias selvagens, em pores-do-sol fotogénicos, em peixe e marisco de sabor inconfundível e gentes de coração puro, estamos sempre a recomendar a Costa Alentejana a quem procura um lugar tranquilo para fazer férias em Família, amigos ou em casal na Natureza. E agora temos ainda mais (doze) bons motivos para o fazer!

Sabia que Odemira tem 12 praias com Bandeira Azul?

Malhão, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas, Furnas Mar, Almograve, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos, Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara-a-Velha são as doze praias que, no Verão de 2019, vão hastear a Bandeira Azul. Por cumprirem todos os  critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto de todos e de informação e sensibilização ambiental, estas nossas praias vão ser merecedoras do símbolo de qualidade atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa. Ainda tem dúvidas que vai descobrir aqui a sua praia favorita?

praias costa alentejana

E porque ainda estamos na semana em que se celebra o Dia Europeu do Mar e as férias estão quase aí, preparámos um roteiro com as algumas das melhores praias da Costa Alentejana e tudo o que pode encontrar em cada uma delas!

Do que estar à espera para pegar na toalha e no fato-de-banho e mergulhar de cabeça nestas maravilhas alentejanas? Garantimos que não se vai arrepender!

Praia Fluvial de Santa Clara

Esta praia situada na albufeira da Barragem que lhe dá nome, fica nas imediações da aldeia de Santa Clara e oferece a possibilidade de praticar diversos desportos náuticos como canoagem, remo ou pesca desportiva. E se procura um programa diferente, aqui encontra também passeios de barco com a Bass Catch in Santa Clara.

Praia da Zambujeira do Mar

Muito concorrida durante o Verão, a praia da Zambujeira do Mar é uma das melhores praias para a prática de surf e bodyboard. Por aqui há restaurantes para petiscar e comer até fartar e um dos pores-do-sol mais bonitos do Mundo!

Praia do Carvalhal

A poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, esta praia meio selvagem é visita obrigatória para aqueles que procuram sossego! Por ela passa pequena ribeira e conta também com um pequeno bar de apoio – o Carvalhal Beach Nature. Óptima para os desportos aquáticos, é aqui que pode fazer as suas aulas de Surf, Body Board, Paddleboard e Kitesurf com o José da Surf  Nature School.

Praia do Malhão

Dispensa apresentações, não é verdade? A praia do Malhão fica entre Vila Nova de Milfontes e Porto Corvo, e está certamente presente nas memórias de infância de muita gente! Tem um areal sem fim, perfeito para passeios à beira-mar e a um dia tranquilo longe da multidão!

Praia da Franquia

Não se fala do melhor da Costa Alentejana sem mencionar Vila Nova de Milfontes. A praia da Franquia é a praia mais conhecida de Vila Nova de Milfontes, tem bons acessos, cafés e balneários por perto! As águas tranquilas e cristalinas são ideais para quem vai com crianças e para práticas de stand up paddle ou canoagem.

Praia das Furnas

Sem tem crianças, esta é a praia perfeita para eles. Na margem esquerda do rio Mira, com vista para a Princesa do Alentejo, oferece óptimas condições um dia de praia em Família. Tem vários bares e restaurantes perto da praia e sendo uma praia de rio, as águas são calmas. Para quem vai de Vila Nova de Milfontes existem dois itinerários possíveis: pela ponte ou através do Barco Taxi Maresia que, durante os meses de Verão, assegura a ligação entre as duas margens.

Praia de Almograve

Uma das praias mais próximas do nosso Zmar: a praia de Almograve. Se tudo o que quer fazer é estender-se ao sol, então não vá mais longe. Conhecida pelo extenso areal e pelas suas qualidades terapêuticas atribuídas à presença de iodo, esta praia conta com marés baixas, que criam um várias poças e piscinas naturais, perfeitas para as crianças brincarem! Conta ainda com um bar gerido pelo responsável do restaurante “A Tasca do Celso”, chuveiros, instalações sanitárias e um bom parque de estacionamento.

Ainda tem dúvidas que a Costa Alentejana é uma zona cheia de encantos? Atreva-se a redescobri-la ou explorá-la pela primeira vez e siga as sugestões da nossa Rota da Praias. Esperamos por si!

Fotografias: Município de Odemira, Lisboa Live e Rádio Sines

Partilhar Artigo
Escrito Por

Apaixonada por animais, por sorrisos e pelas gentes. Aspirante a jornalista, é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e foi no nosso Zmar que deu os primeiros passos no universo do Marketing. Cresceu em Odemira e é neste pequeno paraíso que encontra a tranquilidade que a inspira. Veste orgulhosamente a camisola que une a família Zmar e acredita que cada um de nós pode contribuir de alguma forma para um mundo melhor.

Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO