Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeZmar#onossozmarSérgio | O nosso Eco Guardião
 

Sérgio | O nosso Eco Guardião

A cuidar do Zmar desde 2009

Passa despercebido entre a multidão, mas o seu papel é fundamental no dia-a-dia de todos os que trabalham e visitam o Zmar. O Sérgio, o nosso Engenheiro do Ambiente, é o guardião das nossas acções de educação e sensibilização ambiental, bem como de todos os equipamentos e projectos com contribuição ecológica, como é o caso da nossa ETA, ETAR e Central de Reciclagem!

 

Conheça mais de perto o nosso Eco Guardião e aquilo que faz pelo Zmar!

 

Contem-nos tudo: como chegou até ao Zmar?

S.: Cresci em Odemira e sempre tive vontade de continuar por aqui. Cheguei ao Zmar em 2009, quando ainda estávamos em construção e por isso consegui estar presente em todo aquele processo de acompanhamento ambiental da obra: a construção da ETA, da ETAR, das piscinas, a plantação de árvores… E entretanto já se passaram dez anos!

De onde nasceu essa preocupação com o Meio Ambiente?

S.: Em pequeno, gostava muito de ver os documentários do David Attenborough … e o bichinho foi nascendo!

Poucos sabem, mas o seu papel por aqui é fundamental. Explique-nos o que faz aqui!

S.: É verdade! Invisível, mas estou sempre lá. Então, no Zmar, a Equipa do Ambiente cuida diariamente de toda a água do Zmar. Na ETA tratamos da nossa própria água, que nos chega no seu estado estado bruto directamente da Barragem de Santa Clara. Toda água que corre nas cozinhas, nas casas de madeira, no campismo e um pouco por todo o Zmar é tratada por nós! A qualidade desta água é analisada várias vezes por dia para que esteja sempre perfeita para consumo! Depois de utilizada, asseguramos ainda a sua recuperação para a rega de todo o Zmar!

Todos os hóspedes e colaboradores podem trazer o seu cantil e enchê-lo de água num dos vários pontos de reabastecimento que temos espalhados ao longo do Zmar!

Nas nossas piscinas (temos uma piscina interior aquecida, uma Piscina para as crianças e outra piscina exterior com 100 metros de comprimento), fazemos o controlo dos níveis de temperatura e humidade e também da qualidade de cerca de 400 m³ de água! Neste caso, a água vem da rede mas precisa de ser tratada para evitar o desenvolvimento de microorganismos que provocam doenças.

Como as deslocações de colaboradores dentro do Zmar são feitas através de carrinhos eléctricos (buggys), acabamos por fazer também esta manutenção. E para além de tudo disto, fazemos ainda a gestão da Central de Reciclagem, que é o local onde fazemos uma primeira triagem de resíduos, que depois seguem para a Estação de Transferência em Ermidas-Sado. Uff!

O que o inspira no Zmar?

S.: O não fazer sempre a mesma coisa. Estar sempre em mudança, conhecer coisas novas, caras novas, novas formas de pensar e fazer. É uma grande escola que aqui temos. E depois, claro, as pessoas. Tanto colaboradores como hóspedes têm um comportamento diferente e uma preocupação com o Ambiente que não existe noutros sítios.

Se pudesse mudar uma coisa no Planeta, o que seria?

S.: O Homem. Os seus actos, as suas acções. O Homem é que influencia a maior parte das consequências ambientais a que assistimos diariamente. Primeiro temos que mudar a nossa mentalidade e só depois podemos mudar o Planeta.

 

Obrigado Sérgio por cuidares do nosso Zmar, do Ambiente e de todos nós!

Partilhar Artigo
Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO