Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeEco ExperienceViver sem Plástico

Aceita o desafio? Experimente viver um mês sem plástico!

“As garrafas, sacos, palhinhas e outras embalagens que usamos durante alguns momentos são feitos de um material que foi pensado para durar uma eternidade. Este género de artigos, cuja função se esgota numa única utilização, representa cerca de 40% do lixo plástico produzido em todo o Mundo. E basta olhar à nossa volta para percebermos que o plástico está, de facto, em todo o lado: os produtos de higiene diária como cotonetes ou escovas de dentes, o copo do gelado ou do café, as embalagens de água, iogurtes e outras que tais. Um sem fim de descartáveis, que invariavelmente acabam no mar, nas nossas praias, no nosso prato.

O plástico leva mais de 400 anos a decompor-se, por isso, grande parte ainda existe sob qualquer forma. Só 12% foi sujeito a incineração, o que significa que convivemos diariamente com milhões e milhões de toneladas de plástico, uma grande parte depositada nos nossos oceanos. Este lixo constitui uma séria ameaça à vida selvagem, polui as águas dos oceanos e representa um risco para a saúde humana.

Eco Facto: segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, em Portugal cada habitante produz 475kg de lixo por ano, sendo que destes resíduos cerca de 21% são incinerados, 38% reciclados e 43% têm como destino final os aterros.

Por aqui, no Zmar, somos ecológicos na construção, nas atitutes e principalmente na missão de educar. O primeiro passo para resfrear o consumo de plásticos é ganhar consciência do problema, procurar informação e conhecer a realidade. Compreender o impacto que o lixo plástico tem no Ambiente e começar, pouco a pouco, a implementar no dia-a-dia práticas simples que a longo prazo farão muita diferença, como:

DIZER NÃO AOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS

Esta é super fácil! Substitua os talheres, copos, pratos e outras embalagens de plástico por artigos reutilizáveis, garrafas de alumínio ou vidro, pratos de bambu ou copos de cartão. Na gelataria, prefira um gelado servido num cone comestível e na próxima vez que lhe oferecerem uma palhinha, pergunte-se: preciso mesmo de usar um tubo de plástico para sugar uma bebida?

DIZER ADEUS AOS COTONETES

Depois da cozinha, é na casa de banho que a produção de lixo plástico é mais elevada. Os cotonetes são um dos objectos mais encontrados nas praias e hoje em dia, o seu uso é inclusive desaconselhado pelos médicos. Embarque nesta limpeza do desnecessário e livre-se dos cotonetes (ou opte por uma alternativa biodegradável), dos pensos higiénicos (existem soluções mais ecológicas e também mais amigas da carteira como os pensos higiénicos de pano ou copo menstrual), das escovas de dentes convencionais (conheça uma alternativa biodegradável neste artigo) e das dezenas de embalagens de champô e gel de duche (existem cada vez mais opções de produtos de higiene em barra).

COMPRAR A GRANEL

Compre produtos a granel como o milho das pipocas, os cereais, as massas, as frutas e os legumes. Assim, reduz desperdício de embalagens e pode adquirir a quantidade que realmente precisa, evitando também o desperdício alimentar.

SUBSTITUIR OS SACOS DE PLÁSTICO POR SACOS DE PANO

Recuperar as tradições dos avós nunca foi tão fácil e giro! Os eco-sacos são uma opção lavável, reutilizável e fácil de transportar para todo o lado. Para além disto, sempre que for às compras opte por produtos embalados em frascos de vidro ou cartão.

NA PRAIA, APENAS CASTELOS DE AREIA

Para além dos picnics sem recurso a embalagens e louças descartáveis, assegure-se de que os baldes de plástico, as bolas de praia e os flamingos insufláveis não são levados pelo mar!

RECICLE CORRECTAMENTE E COMPRE RECICLADO

Nem todos os plásticos são recicláveis, mas ao separar correctamente aqueles que podem ter uma nova vida já está a ajudar o Planeta. Aprenda a distinguir os plásticos “bons e maus” e quando indispensável, opte por adquirir plásticos reciclados: está a ajudar na economia de recursos naturais.

Assine este compromisso! Abrace o movimento Plastic Free July e experimente viver um mês sem plástico! A iniciativa Plastic Free July começou na Austrália, em 2011 e desde aí espalhou-se para mais de 159 países em todo o mundo! O objectivo é simples: desafiar as pessoas a não usarem plástico durante um mês – principalmente os descartáveis – e tornar essa prática uma rotina para os restantes meses do ano, ajudando a criar hábitos mais sustentáveis e amigos do Ambiente! Aceita o desafio?

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.

Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO