Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeEco Experience10 Eco Dicas para umas Férias Mais Positivas
 

10 Eco Dicas para umas Férias Mais Positivas

Aproveite as férias e crie novos hábitos!

“As férias obrigam-nos a sair dos nossos hábitos e rotinas e por isso, muitas vezes são a oportunidade perfeita para repensar e criar novas formas de estar, mas saudáveis, mais alinhadas com com a nossa saúde, ritmo e com a própria Natureza.

Assim, menos pressionados pelo trânsito, a loucura dos horários e a lista de afazeres, conseguimos aquela “bolha de oxigénio” para estarmos mais alinhados com as nossas crenças e com o que sabemos ser melhor para nós e para o Planeta.

Por esse motivo nunca é demais incorporar práticas mais saudáveis, para que, quando voltarmos à realidade apressada do dia-a-dia, já se tenham tornado hábitos que fiquem e nos ajudem a viver melhor.

No Zmar procuramos incorporar ao máximo boas práticas na estadia dos nossos hóspedes e nas escolhas que fazemos. E claro, gostamos de as partilhar e receber sugestões de quem por cá passa. Deixamos-lhe 10 eco dicas fáceis de incorporar no Verão e que tornarão as suas férias muito mais positivas:

1 Respire Fundo…

Para melhorar o ambiente da sua casa tenha plantas e sinta-se na Natureza. Para além de melhorarem a qualidade do ar, pela libertação diurna de oxigénio, ajudam a refrescar as casas e transmitem tranquilidade e conforto aos espaços.

2 Férias do Carro

Aproveite o facto de estar um excelente tempo. Deixe o carro e ande a pé ou de bicicleta para percorrer pequenas distâncias. Para além dos benefícios para a saúde, as suas deslocações diárias passam a ser oportunidades para dar um passeio! E a carteira agradece…

Prático… Mas Plástico Não!

Sim, no Verão ninguém quer perder muito tempo com tarefas domésticas, e muitas vezes são adquiridos copos, pratos e talheres de plástico para evitar o lavar e arrumar da loiça no final.

Sugerimos que aproveite esta oportunidade para gerar novos hábitos na sua família, criando uma escala para à vez tratarem desta tarefa… ou porque não fazê-lo em família!?

4 Leve Sempre um Saco de Pano!

Barato e multiusos, ter um saco de pano à mão é sempre uma excelente opção para evitar os sacos de plástico (ou até de papel) das suas compras.

5 Privilegie as Lojas “Zero Desperdício”

Estas lojas de venda a granel, são elas próprias mais ecológicas, ao evitarem o desperdício das embalagens. Para além do mais permitem levar exactamente a quantidade que necessita. Resultado, poupa mais em dinheiro e em espaço no seu armário.

Idealmente leve sacos de pano para acondicionar as suas compras e em casa os seus produtos em frascos de vidro.

6 Fruta Fresquinha

No Verão as frutas e legumes são variados e de facto o seu consumo aumenta. Aproveite para ir ao mercado local e provar as deliciosas frutas da época e da zona onde habita e onde está a passar férias. Irá descobrir novos sabores para si e para a sua família e novos locais onde fazer as suas compras, idealmente próximos da sua casa, para que possa ir a pé!

7 Tome um Duche

Está calor, a água não precisa de ser tão quente e os duches apetecem muito mais do que banhos de imersão. Duches fresco são também óptimos para activar a sua circulação, refrescar o corpo, e reparar a pele depois da exposição solar.

8 Desligue-se!

É comum passar muito mais tempo fora de casa durante as férias de Verão. Não se esqueça de desligar todos os equipamentos eléctricos. Para além de diminuir o consumo energético da sua casa, poupando os escassos recursos naturais, é mais simpático para a sua conta no final do mês e também muito mais seguro para a sua casa.

Aposte em Materiais Naturais

Nos seus lanches e jantares escolha loiça de materiais naturais como barro, cerâmica e madeira. São mais duráveis e menos ofensivos ao meio ambiente do que os feitos de compostos plásticos.

10 Evite o Ar Condicionado

Com estes calores parece uma loucura, mas pelo menos poderá reduzir o tempo de utilização do seu ar condicionado. Como?
Usando ventoinhas de tecto, são uma opção muito mais eficiente, chegando a poupar mais de 90% de energia. Evite também ter as janelas abertas quando tem o Ar Condicionado ligado – espaços fechados levam muito menos tempo a climatizar, utilizando muito menos energia! Faça arejamento cruzado, principalmente durante a noite, em que por estar mais fresco poderá abrir janelas opostas refrescando a casa para o dia seguinte.

 

Bem, estas são apenas algumas eco dicas.

Decerto que tem outras que poderá partilhar connosco, adorávamos! Por isso deixe-nos as suas eco dicas e sugestões em comentário neste artigo!

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.

Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO