Como chegámos até aqui?
Era uma vez um Conde, visionário e decidido, que vivia num castelo de altas torres, rodeado de belos jardins onde o chilrear dos pássaros se ouvia em cada canto, enquanto abelhas trabalhadoras se ocupavam de espalhar o pólen pelos canteiros de cores intensas e aromas adocicados. Parecia o local perfeito. E era, mas era também único: fora das paredes do castelo lixo e entulho encontrava-se em cada esquina.
Certo dia, o Conde entediado de estar encerrado pelos muros do seu castelo e com uma “obsessão” pelo lixo que crescia a cada dia, enquanto ouvia a 5ª sinfonia de Beethoven, mandou chamar os mais iluminados dos seus súbitos e declarou – “O exemplo não é a melhor forma de influenciar alguém: é a única”! Por isso quero que pensem num local para lá dos muros do castelo onde seja possível desfrutar da natureza de forma sustentável”.
O Conde tinha lançado a “primeira pedra”… arquitectos e engenheiros reuniram-se de imediato, discutiram pela noite dentro, iluminados por pequenas gambiarras que deixavam no ar um cheiro intenso a petróleo queimado. Entre riscos e rabiscos, ao amanhecer já tinham as primeiras ideias no papel. Mas o Conde era exigente, a sua sede de mais e mais era inesgotável… queria mais! Queria mais ecológico, queria mais sustentável, acreditava sem dúvida num mundo melhor! E as soluções não podiam ser a meio termo. Tinha que ser tudo ou nada! Os arquitectos e engenheiros não tinham mãos a medir, metros e metros de projectos criados, quilómetros de riscos desenhados…
O exemplo não é a melhor forma de influenciar alguém… é a única! – Francisco de Mello Breyner
O Conde a cada dia que passava mais impaciente ficava… Era uma visão muito real, ele próprio não podia ficar parado! Apetrecharam-se os cavalos, aconchegou-se a carruagem, e o Conde, acompanhado pela sua comitiva, seguiu em direcção a terras algarvias quando inesperadamente, entre a serra e o mar, deparou-se com um local único… um local de cortar a respiração! Os campos cobertos de um nevoeiro matinal, das folhas escorregavam gotas do orvalho que delicadamente tocavam a terra.
Era ali, era com certeza ali que iria crescer o mais belo e magnífico Eco Projecto do país, era ali que ia nascer uma nova forma de estar na Vida e no Mundo!