Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeLifestyleDia Internacional do Brincar
 

Dia Internacional do Brincar

DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR

Brincar é aprender a Vida com alegria 💚

Brincar é uma actividade exploratória, que ajuda todas as crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social…uma forma de aprender a viver!

A brincadeira é uma das actividades mais importantes na vida de alguém. Através deste exercício, as crianças desenvolvem a sua imaginação e experimentam inúmeras sensações que poderão usar na vida quotidiana.

O Dia Internacional do Brincar é comemorado a 28 de Maio em mais de 40 países . Esta data é também conhecida como Dia Mundial do Jogo, cuja ideia principal é que a brincadeira não tem idade, hora ou local.

Este dia foi criado na 8º Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim. Em 2001, numa reunião do Board da ITLA em Florença, definiu-se a data – 28 de Maio: o “World Play Day” coincide assim com o dia de aniversário da ITLA.

Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, Brincar é um direito, uma fonte de alegria e uma actividade fundamental para o desenvolvimento do Ser Humano.

Sabia que a brincadeira tem inúmeros benefícios, não só para as crianças, mas também para os adultos?!

  • Promove a Felicidade e alivia o stress
  • Melhora as funções cerebrais
  • Estimula a criatividade e a imaginação
  • Reforça os laços sociais
  • Potencia a produtividade
  • Aumenta a energia

 

E porque as brincadeiras ao ar livre proporcionam a todas as crianças inúmeras vivências e descobertas, para além de as colocar em contacto direto com os quatro elementos – terra, água, ar e fogo – decidimos dar-lhe algumas dicas para celebrar este dia com brincadeiras na Natureza!

  • Corrida de saco. É uma brincadeira muita antiga,mas que continua a proporcionar muita diversão!
  • Guerra com balões de tinta ou de água. Aproveite as camisolas velhas que tem guardadas em casa e pode utilizar corante alimentar!
Brincar - Kidz
  • Pintar um pano. Arranje um pano grande, algumas tintas e pincéis e leve os seus filhos para pintarem no jardim mais perto de sua casa!
  • Saltar à corda. Para além de ser uma actividade muito divertida, é também uma forma de fazer exercício.
  • Cabra cega. Formem uma equipa e vendem os olhos de um jogador, essa pessoa terá que encontrar os outros elementos da equipa utilizando apenas o tacto e a audição.

👨‍👩‍👧‍👦

E em contagem decrescente para o Dia da Ciança, não podíamos deixar de celebrar a actividade mais importante para o desenvolvimento delas: brincar!

Partilhar Artigo
Escrito Por

Andreia Ribeiro, natural de Odemira, Sudoeste Alentejano é mãe de duas crianças. Criativa e sonhadora, apaixonada pelos animais, adora viver no campo em permanente contacto com a natureza! Estudou na Escola Superior de Coimbra e licenciou-se em Animação Socioeducativa. Grande parte do seu percurso profissional foi dedicado à educação e à acção social. Sempre disposta a aceitar novos desafios, trabalha actualmente no Zmar, no Departamento de Animação - projecto que abraça com grande entusiasmo. Nos seus tempos livres gosta de ler: os livros têm o poder de a levar para o fantástico mundo do imaginário... Escrever também é algo que lhe dá uma enorme satisfação. Optimista por natureza, gosta sempre de ver o copo meio cheio e acredita que o Ser Humano ainda vai a tempo de Salvar o Planeta!