Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeEco ExperienceDia Europeu do Mar
 

Dia Europeu do Mar

20 de Maio

Dia Europeu do Mar

O Dia Europeu do Mar comemora-se anualmente, desde 2008, no dia 20 de maio. É neste dia, em especial, que aproveitamos para debater vários dos temas ligados aos oceanos, nomeadamente a importância que estes têm na sociedade, assim como os desafios colocados para a diminuição da poluição marinha.

Para assinalar este dia, todos os anos é escolhida uma cidade europeia que recebe os representantes políticos europeus para discutirem as questões marítimas. E surpresa: este ano será Lisboa a receber a comitiva europeia de 2019!

E claro, falar do dia do Mar implica falar também das questões ambientais e a poluição que tem vindo a destruir as vidas marítimas. Os oceanos representam 71% da superfície da Terra e 97% dos recursos hídricos do Planeta, constituindo uma fonte vital de recursos biológicos, naturais e económicos.

Um dos impactos mais significativos da actividade humana sobre os oceanos é a poluição marinha, sobretudo a poluição por plásticos, que constitui um dos maiores desafios actuais à escala mundial. O lixo marinho é constituído por uma infinidade de materiais, que chegam ao Mar por inúmeras vias.

Sabia que são deitados anualmente nos oceanos cerca de 8 milhões de toneladas de lixo?!

A poluição dos oceanos provocam danos irreversíveis, tais como a morte de espécies marinhas, a alteração do equilíbrio ecológico dos ecossistemas ou a degradação de espaços com muita relevância ambiental!

Por isso, para celebrar o mar e a vida marinha, deixamos-lhe algumas sugestões do que fazer para preservar os mares e oceanos!

  • Diminua a utilização o plástico e recicle o máximo possível
  • Utilize a água e a energia conscientemente
  • Opte por produtos e alimentos que não ponham em risco a vida marinha
  • Cuide das praias
  • Participe em acções de limpeza das praias da sua zona

E claro, informe-se melhor sobre a exploração marítima e apoie organizações e campanhas de protecção aos oceanos!

Partilhar Artigo
Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO