Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeLifestyleFavas contadasEste Inverno, Rume ao Sul
 

Este Inverno, Rume ao Sul

FÉRIAS DE INVERNO

Roteiro pela Costa Alentejana

No Inverno, tudo fica mais calmo por aqui…
Esta é a época perfeita para quem quer conhecer a verdadeira Costa Alentejana e demorar-se a cada recanto. O ar puro do campo, o vento salgado, o cheiro a terra molhada. Os trilhos da Rota Vicentina e o ritmo das ondas nas correntes frias, fazem do Inverno Alentejano um desafio das almas aventureiras.
Sim, aqui o tempo passa mais devagar… mas esse é apenas um os encantos desta terra.

Hoje, queremos dar-lhe algumas sugestões para aproveitar alguns dos lugares encantados do Alentejo.
Rume ao Sul e descubra tudo o que temos para oferecer!

ROTEIRO FÉRIAS DE INVERNO ALENTEJO ZMAR

Castelo de Odemira

E o nosso roteiro pela região começa, claro está, pela vila que lhe dá nome. No centro de Odemira, bem no alto do Cerro do Peguinho e no meio do casario branco, azul e amarelo, encontramos o Miradouro do Castelo. Um espaço recheado de história, que entretanto deu lugar a um jardim e anfiteatro, onde ainda se encontram vestígios do antigo Castelo de Odemira – agora transformado em Biblioteca Municipal. Este é, sem dúvida, o sítio ideal para contemplar a extensão do Rio Mira e a luz da tranquilidade do Alentejo.

“Conta a lenda que há muitos, muitos anos atrás, um alcaide mouro de nome Ode habitava o Castelo com  a sua bela mulher, uma moura encantadora. Quando esta viu chegar as tropas cristãs terá gritado: “Ode, mira para os inimigos, donde vêm sobre nós!”. E deste apelo nasceu o nome da vila ribeirinha, Odemira.”

Pego das Pias e Ribeira do Torgal

Seguimos as pegadas do Rio até chegarmos à Ribeira do Torgal. Um lugar mágico onde se respira Natureza! Aqui, entre S. Luís e Odemira, encontramos o local perfeito para uma caminhada ou um piquenique de Inverno.

ROTEIRO FÉRIAS DE INVERNO ALENTEJO ZMAR
ROTEIRO FÉRIAS DE INVERNO ALENTEJO ZMAR

Necrópole do Pardieiro e Monte Sahaja

Continuamos pelo Interior do Concelho, em plena Serra de São Martinho, onde encontramos uma necrópole da Idade do Ferro – um monumento funerário da 1ª Idade do Ferro, de há aproximadamente 2500 anos. Os apaixonados por História vão gostar destas paragens!

Mais à frente, perto da pitoresca aldeia de São Martinho das Amoreiras, encontramos a casa do Guru Espiritual Sri Mooji, o Monte Sahaja. Aqui, sentimos que ainda é possível reconciliarmo-nos com a vida e recomeçar. Mais do que um Centro de Retiros, este é um lugar especial para aqueles que procuram tranquilidade e paz interior.

Farol do Cabo Sardão

Da Serra para o Mar… Chegámos ao Cabo Sardão! Dono de uma beleza inigualável, este é um lugar de reconciliação com a Natureza. Aqui, a poucos minutos do nosso Zmar, encontramos dois cenários únicos no Mundo: cegonhas que constroem ninhos sobre as falésias e um Farol construído ao contrário!

Aberto ao público às quartas-feiras das 14:00 às 16:00h.

ROTEIRO FÉRIAS DE INVERNO ALENTEJO ZMAR
ROTEIRO FÉRIAS DE INVERNO ALENTEJO ZMAR

Forte de São Clemente

E terminamos o dia no Forte de São Clemente, em pleno centro histórico de Vila Nova de Milfontes. Com uma posição privilegiada sobre um dos mais bonitos recantos de Portugal, o “Castelo de Milfontes” como é conhecido por aqui, é o local perfeito para terminar este roteiro e apreciar um romântico pôr-do-sol.

Fonte e Fotografias: Município de Odemira | Rota Vicentina | Fundação Mooji

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.

Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO