FÉRIAS DE INVERNO
Roteiro pela Costa Alentejana
No Inverno, tudo fica mais calmo por aqui…
Esta é a época perfeita para quem quer conhecer a verdadeira Costa Alentejana e demorar-se a cada recanto. O ar puro do campo, o vento salgado, o cheiro a terra molhada. Os trilhos da Rota Vicentina e o ritmo das ondas nas correntes frias, fazem do Inverno Alentejano um desafio das almas aventureiras.
Sim, aqui o tempo passa mais devagar… mas esse é apenas um os encantos desta terra.
Hoje, queremos dar-lhe algumas sugestões para aproveitar alguns dos lugares encantados do Alentejo.
Rume ao Sul e descubra tudo o que temos para oferecer!

Castelo de Odemira
E o nosso roteiro pela região começa, claro está, pela vila que lhe dá nome. No centro de Odemira, bem no alto do Cerro do Peguinho e no meio do casario branco, azul e amarelo, encontramos o Miradouro do Castelo. Um espaço recheado de história, que entretanto deu lugar a um jardim e anfiteatro, onde ainda se encontram vestígios do antigo Castelo de Odemira – agora transformado em Biblioteca Municipal. Este é, sem dúvida, o sítio ideal para contemplar a extensão do Rio Mira e a luz da tranquilidade do Alentejo.
“Conta a lenda que há muitos, muitos anos atrás, um alcaide mouro de nome Ode habitava o Castelo com a sua bela mulher, uma moura encantadora. Quando esta viu chegar as tropas cristãs terá gritado: “Ode, mira para os inimigos, donde vêm sobre nós!”. E deste apelo nasceu o nome da vila ribeirinha, Odemira.”
Pego das Pias e Ribeira do Torgal
Seguimos as pegadas do Rio até chegarmos à Ribeira do Torgal. Um lugar mágico onde se respira Natureza! Aqui, entre S. Luís e Odemira, encontramos o local perfeito para uma caminhada ou um piquenique de Inverno.


Necrópole do Pardieiro e Monte Sahaja
Continuamos pelo Interior do Concelho, em plena Serra de São Martinho, onde encontramos uma necrópole da Idade do Ferro – um monumento funerário da 1ª Idade do Ferro, de há aproximadamente 2500 anos. Os apaixonados por História vão gostar destas paragens!
Mais à frente, perto da pitoresca aldeia de São Martinho das Amoreiras, encontramos a casa do Guru Espiritual Sri Mooji, o Monte Sahaja. Aqui, sentimos que ainda é possível reconciliarmo-nos com a vida e recomeçar. Mais do que um Centro de Retiros, este é um lugar especial para aqueles que procuram tranquilidade e paz interior.
Farol do Cabo Sardão
Da Serra para o Mar… Chegámos ao Cabo Sardão! Dono de uma beleza inigualável, este é um lugar de reconciliação com a Natureza. Aqui, a poucos minutos do nosso Zmar, encontramos dois cenários únicos no Mundo: cegonhas que constroem ninhos sobre as falésias e um Farol construído ao contrário!
Aberto ao público às quartas-feiras das 14:00 às 16:00h.


Forte de São Clemente
E terminamos o dia no Forte de São Clemente, em pleno centro histórico de Vila Nova de Milfontes. Com uma posição privilegiada sobre um dos mais bonitos recantos de Portugal, o “Castelo de Milfontes” como é conhecido por aqui, é o local perfeito para terminar este roteiro e apreciar um romântico pôr-do-sol.
Fonte e Fotografias: Município de Odemira | Rota Vicentina | Fundação Mooji