Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeEco ExperienceEco Dica | A Febre do Descartável
 

Eco Dica | A Febre do Descartável

Parar para sentir... e pensar!

“N uma Era de correria, desvalorizamos cada vez mais o simples acto de parar e pensar de onde veio tudo o que nos rodeia e que foi feito para tornar a nossa vida mais prática e rápida. Supostamente, os descartáveis e os seus produtos “solução” vieram para nos dar mais tempo, mas a verdade é que atropelamos constantemente essa bolsa de oxigénio, com mais e mais urgências, produtos e equipamentos.

Todos ficamos escandalizados com as notícias sobre a forma invasiva de recursos naturais e humanos que é usada maioria do que comemos e vestimos foi produzido, mas simplesmente a tentação do prático leva a consciência para uma próxima vez, dilatada no tempo, em que faremos uma escolha mais consciente…


E, assim, o descartável instala-se!

Tudo é produzido para uma utilização quase única.

Desde a garrafa em que bebemos, à roupa que compramos já com a ideia de que é tão barata que pode durar apenas uma estação, ao carro que trocamos com a mesma facilidade com que escolhemos o jantar! Tudo passou a ter um ciclo de vida curto, demasiado curto. Porque é mais prático, porque é mais higiénico, porque é hábito…


No entanto, na Natureza nada mudou!

Nem o nosso corpo, nem o que nos rodeia. Vamos esgotando recursos e depositando os vestígios de uma vida que sobra em excessos.

Na Natureza nada é descartável, tudo leva o seu tempo a crescer, a transformar, a revitalizar. Reciclar sim, é uma alternativa, mas é um remediar posterior à produção e ao consumo. A solução passar por minimizar o consumo, abolir o conceito de descartável da nossa vida, valorizar o tempo consumido em algo que foi produzido de forma ética.


No Zmar acreditamos a priori na minimização do impacto no ambiente e na comunhão com a Natureza.

Este é o nosso conceito base, nem sempre fácil de manter quando somos um Resort, que recebe pessoas de todos os lugares, com diferentes expectativas e formas de estar e pensar. Mas mantemos a bandeira que nos trouxe até aqui e que está na base de projectos e decisões estruturais como:

  • Central de Tratamento de Águas (ETAR e ETA)
  • Central de Separação de Resíduos
  • Gestão do consumo de energia, com painéis solares que garantem o aquecimento de água de alojamentos e piscina coberta e balneários
  • Abolição de palhinhas e garrafas de plástico
  • Loja onde estabelecemos parcerias com marcas com valores ecológicos
  • Alojamentos em madeira, proveniente de florestas certificadas, em que a sustentabilidade é garantida pois a taxa de crescimento supera a dos cortes efectuados

    Este mês vamos apostar em novos começos, novas formas de estar e pensar.

    E que tal abolir dia após dia, o descartável da sua vida?

     

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.

Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO