Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeFood ExperienceCerejas | Pequenas maravilhas!
 

Cerejas | Pequenas maravilhas!

O QUE A TERRA DÁ EM MAIO

Cerejas: vermelhas, doces e suculentas!

As Cerejas são um pequeno fruto muito nutritivo que fazem as delícias dos portugueses entre os meses de Maio a Julho. Estas pequenas e sumarentas bolinhas são originárias da Ásia e são vistas pelos orientais como o símbolo da sensualidade, pureza, prosperidade e felicidade. Para além do prazer que sentimos ao comê-las, a sua composição nutricional traz vários benefícios para a saúde, destacando-se sobretudo o poder anti-envelhecimento.

Em Portugal as cerejas são produzidas maioritariamente na Beira Interior, Trás-os-Montes, Douro e Minho.

E como aproveitar ao máximo este pequeno fruto? O nosso Chef Carlos Bernardo irá dar algumas dicas ao longo do mês mas saiba que as cerejas podem ser consumidas cruas, em saladas de frutas, em sumos, batidos, para aromatizar bebidas, em compotas ou geleias, na pastelaria, sob a forma de licor e podem também ser servidas com pratos de carne ou risotto!

cerejas

Mas, para além de serem frutos cheios de vitaminas e com um sabor adocicado, que mais é que há para dizer sobre as cerejas?

  • Baixo valor calórico: 1 porção de cerejas (cerca de 20g) têm aproximadamente de 60 calorias, e por isso, são um óptimo snack quando a gulodice ataca!
  • Ricas em fibra, maioritariamente solúvel com efeito benéfico na regularização do trânsito intestinal, na redução da absorção do colesterol e na melhoria do controlo dos diabetes!
  • Baixo índice e carga glicémica: significa que o açúcar das cerejas é absorvido no sangue a uma velocidade lenta, sendo uma fruta adequada para diabéticos!
  • Cerca de 80% da porção de fruta ingerida é constituída por água, tendo um excelente efeito diurético.
  • Rica em antioxidantes, com função anti-inflamatória e imunitária: flavonoides (antocianinas), ácido elágico e ácidos fenólicos.
  • Fonte de vitaminas: Da A à C, passando pelos carotenoides e todo o tipo minerais como potássio, magnésio e fósforo.
  • Ricas em melatonina: hormona importante na melhoria do qualidade do sono!
Partilhar Artigo
Escrito Por

Andreia Ribeiro, natural de Odemira, Sudoeste Alentejano é mãe de duas crianças. Criativa e sonhadora, apaixonada pelos animais, adora viver no campo em permanente contacto com a natureza! Estudou na Escola Superior de Coimbra e licenciou-se em Animação Socioeducativa. Grande parte do seu percurso profissional foi dedicado à educação e à acção social. Sempre disposta a aceitar novos desafios, trabalha actualmente no Zmar, no Departamento de Animação - projecto que abraça com grande entusiasmo. Nos seus tempos livres gosta de ler: os livros têm o poder de a levar para o fantástico mundo do imaginário... Escrever também é algo que lhe dá uma enorme satisfação. Optimista por natureza, gosta sempre de ver o copo meio cheio e acredita que o Ser Humano ainda vai a tempo de Salvar o Planeta!