Descubra os melhores artigos acerca do lifestyle Zmar
HomeZmar#onossozmarOlá 2019, bem-vindo!
 

Olá 2019, bem-vindo!

Após o Natal, o foco é a preparação de uma noite de festa, cheia de luz, música e boas vibrações para o novo ano que aí vem! Independentemente de superstições ou religiões, esta é uma noite de esperança onde se recuperam objectivos e onde todos os projectos parecem possíveis. Mas, qual a origem desta comemoração?

O ano novo do calendário gregoriano começa em 1º de Janeiro e já assim era no calendário romano. Existem, no entanto, calendários que calculam a data do ano novo de forma diferente. A comemoração ocidental tem origem num decreto de Júlio César, que fixou o 1º de Janeiro como o “dia do ano novo” em 46 a.C. em homenagem ao Deus Jano, que tinha duas faces: uma voltada para o futuro e a outra para o passado.

Com a expansão da cultura ocidental, o calendário gregoriano foi adoptado por muitos países como o calendário oficial e a data de 1º de Janeiro tornou-se global para se comemorar o ano novo, mesmo em países como Israel ou a China, com suas próprias celebrações noutros dias.

Curiosidade

A noite de ano novo é também designada de Réveillon. Esta palavra surgiu no século XVII e designava eventos das classes nobres francesas. Normalmente eram compostos por jantares, que seguiam até depois da meia-noite, nas vésperas de datas importantes.

Superstições

Todos queremos garantir que o novo ano trará muita sorte.  Quem não gosta de um novo começo, cheio de possibilidades!? Por isso mesmo, são muitas as superstições em torno desta data. Comer sete sementes de romã, comer lentilhas, saltar sete ondas no mar, usar lingerie colorida, não comer aves que andem para trás, comer doze uvas-passa (uma para cada mês do ano), etc.

Simbolicamente, as cores usadas na roupa ou decoração do espaço desta noite, incorporam um significado forte, sobre a energia que se pretende atrair para o novo-ano:

Branco – paz e união | Vermelho – paixão | Rosa – amor | Amarelo ou Dourado – dinheiro
Verde – esperança | Azul – tranquilidade | Lilás – intuição.

No nosso Zmar, comemoramos sempre esta noite com uma festa cheia de cores e inspiração. Equipa e hóspedes juntam-se na contagem das doze badaladas, na nossa fantástica tenda, sobe uma lua mágica. Este ano temos inspiração oriental, trazemos os personagens da nossa infância, das histórias do outro lado do mundo. A princesa Jasmim, o Aladino, os 40 ladrões… todos vêm ao Réveillon do Zmar, porque esta noite vai valer po 1001 Noitez!

Que 2019 traga boas energias, novas aventuras e grandes memórias 🎉

Partilhar Artigo
Escrito Por

Licenciada em «Communication Arts» no New York Institute of Technology, Francesca de Mello Breyner trabalha junto da família no Zmar Eco Experience. Filha de Francisco de Mello Breyner, responsável pelo projecto Zmar, desde pequena que se habituou a um lifestyle "green", visto que sempre lhe foi incutido pelo pai a importância da reciclagem e a redução do desperdício. No Dept. de Marketing é actualmente responsável pelas Relações Públicas, Conceito e Comunicação do Eco Resort.

Sem comentários

FAÇA O SEU COMENTÁRIO